Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



COMEÇA TUDO O QUE SONHAS PODER FAZER.

por Keila, a Loba, em 24.06.07
No post anterior falamos da expansão do universo, das possibilidades que o "infinito" cria para que os sonhos se concretizem, e terminamos com uma passagem incrivelmente mágica de Goethe, "Começa tudo o que podes fazer, ou que sonhas poder fazer. A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia.


Vejam a energia que brota do microcosmo para o macrocosmo, quando um grupo de pessoas carentes, idosas e doentes sonham em conjunto e transformam esse sonho em realidade.

Tudo começou com uma prática campal de educação emocional e ecologia humana...


Fortaleza, 14 de maio de 2007.

Sr. José Ariston Pessoa de Araújo,

Diretor-Presidente das Linhas Aéreas TAF.


Somos um programa municipal de atendimento a pessoas de segunda e terceira idades, com ações realizadas no Centro de Saúde da Família Dr. Luís Costa/Emlurb, em Fortaleza, o Programa Reviver. Criado para atender pacientes carentes, oriundas do sistema público municipal de saúde e portadores de diabetes, hipertensão arterial, depressão, câncer, lues e artrite, o Reviver se caracteriza pela utilização de ações que contemplam os aspectos físicos e emocionais envolvidos nas doenças.

Há poucos dias atrás, Senhor Diretor-Presidente, trabalhando com a metáfora “voar ao encontro do Senhor para pedir-Lhe a realização do meu sonho”, fizemos uma reunião campal para falar dos sonhos de cada paciente, e estes prontamente expuseram de forma emocionada seus mais irrealizáveis desejos. Ouvimos os sonhos da casa própria, sonhos de emprego para os filhos, sonhos de um benefício capaz de lhes dar a tranqüilidade de não dever na “bodega”, o sonho que é poder comprar os remédios da “marca” que o doutor passou, mas uma destas expressões nos emocionou profundamente, motivo que nos levou a enviar a V. S este ofício.

O nome dela é Rita Cândida, tem 72 anos e é portadora de seqüela de tumor bilateral mamário, tendo sido submetida à cirurgia para retirada da mama D no final do ano passado. O mesmo tumor foi o responsável pela mastectomia da mama E à alguns anos atrás. Pensávamos tê-la perdido, mas os atuais exames indicam que ela está bem, o que significa dizer que Rita tem mais alguns dias de vida. E vida, para ela, é poder colocar todos os seus amigos do Reviver em um avião para mostrar-lhes o que nunca viu: o céu bem de pertinho, as nuvens e a cidade lá de cima.

Através desta comunicação, peço a Vossa Senhoria a oportunidade de receber em um dos aviões da TAF os 36 pacientes do Programa Reviver para um tour pela cidade de Fortaleza, em dia e horário que melhor convier, pois sabemos das rotinas, horários e compromissos empresariais que o cercam. É importante que se diga, Senhor José Ariston, que muitas pessoas riam de mim quando lhes conto que enviarei ofício à TAF pleiteando o vôo sugerido, outras argumentam que nunca, jamais, um diretor-presidente de tão importante companhia aérea deferiria de forma positiva sobre o sonho de uma pessoa pobre, doente e tão comum como milhões de outros brasileiros...

Não importa quais argumentos estas pessoas usem, sejam reais ou imaginários. O que tenho aqui, e que agora compartilho com V. S., é o desejo, o sonho real de uma pessoa linda, única e intensa que ver na metáfora do vôo seus mais alguns dias de vida plenamente vividos. E digo-lhe com sinceridade, Senhor José Ariston: poucos, bem poucos na vida têm o poder, o dom de realizar os sonhos de alguém. Eu acredito que o Senhor é o anjo que vai fazer os olhos da Rita transbordarem de lágrimas e de esperança.

Temos uma página na internet, ainda que desatualizada, a http://www.comviver.rg3.net . Para que V. S. conheça um pouco mais do nosso trabalho, semana que vem estarei na sede da TAF protocolando este ofício, e junto com ele levarei um CD da caravana Reviver em ação.

Sem mais para o momento, e ansiosa por receber a vossa mão acolhedora e amiga, tão necessária e esperada, despeço-me, reiterando aqui laços da mais alta simpatia e consideração ao Senhor José Ariston Pessoa de Araújo, Diretor-Presidente da TAF.

Atenciosamente, Maria Jaqueline Rocha Sales, terapeuta ocupacional e coordenadora do Programa Reviver.


LINKS DOS JORNAIS QUE PUBLICARAM MATÉRIA SOBRE O PRIMEIRO VOO.


Jornal O Povo, Fortaleza, Ce

Jornal o Povo, Fortaleza-Ce

Jornal O Povo, Fortaleza, Ce

Manchete Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza-Ce

Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza-Ce


MOMENTOS QUE FICARÃO GUARDADOS NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO PARA O RESTO DA VIDA.

Image Hosted by ImageShack.us
By keiloba, shot with Digimax 202. at 2007-06-24

Image Hosted by ImageShack.us
By keiloba, shot with Digimax 202. at 2007-06-24

Image Hosted by ImageShack.us
By keiloba, shot with Digimax 202. at 2007-06-24

Image Hosted by ImageShack.us
By keiloba, shot with Digimax 202. at 2007-06-24

Image Hosted by ImageShack.us
By keiloba, shot with Digimax 202. at 2007-06-24
Foto da paciente Rita Cândida com o Diretor-Presidente da Taf, Ariston Pessoa de Araújo, nossos sinceros agradecimentos.


Vou encerrar essse post com a mesma frase que iniciei o post anterior e o atual:"Começa tudo o que podes fazer, ou que sonhas poder fazer. A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:53


30 comentários

Sem imagem de perfil

De edna a 25.06.2007 às 02:45

Minha amiga, que trabalho lindo! Você é mesmo iluminada!!!
Estou emocionada.. vejo que temos que lutar e não desanimar, porque só o amor, e a compaixão, consegue amenizar o sofrimento do próximo.
Momentos inesquesíveis que com certeza fica gravado nas profundezas do ser de cada um.
Parabéns a todos que conseguiram tornar um sonho em realidade.
Para você minha querida, que os Deuses lhe protejam e abençoe sua vida para sempre.
Com respeito e muito arinho,
Edna
Sem imagem de perfil

De edna a 25.06.2007 às 02:57

Minha amiga, que trabalho lindo! Você é mesmo iluminada!!!
Estou emocionada! vejo que temos que lutar e não desanimar, porque só o amor, e a compaixão, consegue amenizar o sofrimento do próximo.
Momentos inesquesíveis que com certeza fica gravado nas profundezas do ser de cada um.
Parabéns a todos que conseguiram tornar um sonho em realidade.
Para você minha querida, que os Deuses lhe protejam e abençoe sua vida para sempre.
Com respeito e muito carinho,
Edna
Sem imagem de perfil

De vitoria a 25.06.2007 às 03:26

Surpresa...lágrimas de emoção...ação..postar seu post para motivar e dar exemplo do que se anda fazendo neste Brazil.....
Keila obrigada ...um obrigada do tamanho do universo...
Deus esteja Sempre contigo!
quando eu for grande vou ser como tu:)PARABÉNS!
Sem imagem de perfil

De Claudia Blue a 25.06.2007 às 07:18

Lindo o trabalho dessa gente.... a dedicação e amor incondicional.... e fico emocionada com a luta das pessoas contra as doenças..... vou dar uma espiadinha no site. beijo blue

http://noelevador.zip.net
http://nabolsadamulher.blogspot.com
Sem imagem de perfil

De ricardo a 25.06.2007 às 07:22

nossa fiquei emocionado, gosto dessas historias com finais felizes, gosto de pessoas que pensam não somente nelas como essa senhora que espero ter mais dias de vida q o dado, gosto de ver que ainda existe esperança no mundo, e gosto mais ainda que qdo essa esperança se torna realidade, a esperança move o mundo? ou as boas almas movem os coraçoes que movem o mundo? não sei...oq sei depois de ler esse relato maravilhoso é que neste mundo tão cruel eu posso dizer que em momentos eu posso respirar profundamente e soltar o ar devagar sabendo que enquanto há vida há esperança, e enquanto há gente assim o mundo fica tão belo de se apreciar...beijosssssssss

http://noelevador.zip.net
http://vidacretina.zip.net

Sem imagem de perfil

De Kyaya° a 25.06.2007 às 11:34

Oi amiga!!! :D

Este post me arrancou lágrimas! Foi o post mais emocionante!!!
Eu já sabia desse passeio porque vc tinha me contado por e-mail, mas ler a carta de sua autoria e ver as fotos, foi mais real ainda, o que deu vazão a emoção! :)

Que Deus abençoe o programa do qual vc faz parte, que Deus abençoe você por ter ido atrás do sonho de seus pacientes, que Deus abençoe o presidente da TAF e que Deus abençoe seus pacientes!
Tudo de bom a todos vocês! :)

Beijos :************
Sem imagem de perfil

De Girassol a 25.06.2007 às 12:13

Que maravilha de post para começar a semana a reflectir em algo verdadeiramente importante.
Pessoas que continuam a ter sonhos para concretizar mesmo quando a vida lhes murcha algumas esperanças, são um forte exemplo de como devemos encarar a vida.
Essa senhora é um desses exemplos que todos devemos ter presentes na memória quando nos sentimos desanimar perante problemas tão mais simples e pequenos.
Um bem haja a gente assim, e também aqueles que no dia-a-dia se esforçam por lhes dar dias mais felizes, e renovar as esperanças.

Beijinhos querida.
Uma óptima semana para ti.
Sem imagem de perfil

De DO a 25.06.2007 às 21:29

Parabens pelo trabalho,LOBA.
Muito bonito realmente
Beijos e uma otima semana à vc.
Sem imagem de perfil

De Lino a 26.06.2007 às 17:34

Um belo trabalho. Imagino a felicidade das pessoas participantes e acho que nada paga isso.
Sem imagem de perfil

De Nana a 27.06.2007 às 00:25

oi, amiga! estou de volta, ams andei sumida!!! primeiro fiquei meio depre, frequentei uma terapeuta e estou normal..td pq nao passei na OAB daquela vez que fiz...e o pior eh que nao quero fazer mais...fico com medo...o que me assusta é que nunca fui de ter medo, mesmo odiando, com tds as minhas forças falhar. sei lá...esses dias ruins serviram para eu nao ser tao arrogante a ponde de ahcar q sou óima em tudo...eu tbm erro e falho, como todo ser humano...e fico feliz pq vi que aprendi algo com o que passei, e espero agora ter a mesma força e alegria de antes! Morar sozinha e longe da familia eh dificilll! tem hora q precisamos de colo, mas minha familia é linda e todos foram perfeitos comigo...na verdade essa tristeza veio pq acumulei mts coisas tristes e nao coloquei p fora (essa minha mania de ser sempre forte me prejudicou pela primeira vez na vida)...a morte dos meus avós maternos, a doença da minha avó paterna e da sobrinha da minha vó, a morte do meu tio, ts isso em 3 anos....além do fato da minha frustaçao profissional...eu acreditava c tds as minahs forças de que já estaria bem empregada depois da facul..mas a realidade é mt dierente... Acho que eu virei adulta de verdade, e vi que o mundo nao é tao legal assim, nao so por causa de emprego, mas hj eu vejo mt mais as guerras, a exploração, a miseria e varias coisas que se as pessoas tivessem amor no coração nao deixariam acontecer. Comece a doar coisas q nao usava mt p quem precisa, passei a ajudar mt mais do q sempre ajudei, mudei um pouco de atitude... acho q ficar triste me fez ser uma pessoa melhor! mas agora está td bem! Só estou chateada c o fato de eu nao ter um emprego aos 24 anos...me sinto inutil... mas td bem! eu vou conseguir sair dessa fase e ter um ótimo emprego!
E vc. como vai? tbm sumiu, né? O que anda fazendo de bom??? volte sempre ao meu blog! vc eh mt especial para mim...queria poder t conhecer pessoalmente... vc e muitas amigas virtuais! quando vier a brasilia entre em contato comigo! rsrsrsr!
beijos e mais beijos!
Tenha dia lindos!

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2007
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2006
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2005
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D



Há quem observa com atenção, senta, e se interessa em saber quem sou.


Blog Brasileiro, do Ceará para o Mundo


Adoro ouvir o barulho da chuva batendo no telhado, tomar banho de cachoeira, observar os pássaros, cuidar de animais, conversar com pessoas, aprender, rir à toa, ouvir música e viajar.
Transito livremente no mundo dos contos, da fantasia, da intuição, e às vezes dos exageros.
Gosto de pessoas com coração e olhos de poeta.
Pisciana, com ascendente em escorpião.
Mulher de Netuno, arquétipo água: mutável, humanista, idealista, sonhadora; aparentemente passiva, mas extremamente reacionária, autoritária, insegura e adaptável.
Mãe da Fernanda e da Camilla, casada com o Fernando.
Terapeuta ocupacional, estudante de psicologia.

Image Hosted by ImageShack.us

Uma eterna peregrinação...
Programa Reviver
Jaqueline Sales


CLIQUE PARA OUVIR


Quantos me visitam...









Uma cidadã lupina no mundo e do mundo



Guest-Book
Image Hosted by ImageShack.us
Livre D'or




Nada é permanente, a não ser a mudança


Uploaded with ImageShack.us
Nascer
Crescer
Aprender
Viver
Mudar
Sofrer
Amar
Morrer
Começar tudo de novo...
Até saber quem somos e a que viemos



A vida em imagens


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•☆ Infinita e Impermanente como a vida, são as imagens.... ☆.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•




Obrigada pela sua visita!

☆≈≈≈Cinderela, mascote dos Uivos da Loba≈≈≈☆


Jaqueline Sales Sales

Criar seu atalho