Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A FORÇA DOS QUATRO ELEMENTOS

por Keila, a Loba, em 28.04.10

 

Estava atravessando o corredor do Hospital do Coração, em Fortaleza, para visitar uma pessoa que estava internada em uma das várias alas que havia ali, quando vi e ouvi um médico conversando com uma colega sobre os sintomas incomuns narrados por um paciente que se dizia doente todas às vezes em que a Lua cheia aparecia no céu.

 

O paciente revelou ao médico que sentia “um vigor incomum” ao ver a Lua imensa e vaporosa no céu; também revelou que parecia mais “propenso ao sentimentalismo” e ao amor quando a rainha dos astros surge mística e poderosa no firmamento. 

 

O médico continuou o relato do paciente ao lado de sua amiga, e num dado momento achei interessante quando uma questão peculiar foi lembrada: o corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. Na média, a proporção de água no corpo humano é idêntica a proporção entre terras emersas e águas na superfície do planeta Terra. Estranha coincidência - http://www.aguas.cnpm.embrapa.br/natureza/agua/aguahumano.htm

 

Eu acredito que a Lua, assim como influencia as marés, os ventos e outros aspectos da biologia na Terra - todos sabemos que os agricultores se baseiam nos ciclos lunares para realizar o cultivo de várias espécies de sementes -  também tem forte influência nos mecanismos da irrigação sanguínea humana, que tem em sua composição entre 70 e 75% de água.

 

Curiosa e interessada no assunto, busquei na net algumas informações bacanas!

 

 

                                                                                                                

A astrologia é baseada nos quatro elementos do universo: Ar, Terra, Fogo e Água, cada qual representando um aspecto da natureza humana.A partir de uma pesquisa sobre esse tema, buscamos na teoria, especialmente no livro “Correntes da Vida”, de David Boadella, o embasamento para uma entedermo um pouco mais sobre isso.

 

O monge Ferrarius define a alquimia como “a ciência dos quatro elementos”, que são encontrados em todas as substâncias da criação, mas que não são de natureza vulgar. A prática desta arte consiste simplesmente em conseguir que estes quatro elementos se convertam uns nos outros.”Saibam, pois – diz Nicolas Flamel em seus escritos -, que esta ciência consiste no conhecimento dos quatro elementos (incluídas suas estações e qualidades), que se transformam mútua e reciprocamente uns em outros. Todos os filósofos coincidem neste ponto. E saibam que sob o céu existem quatro elementos que, sem serem visíveis, se percebem através dos seus efeitos; a partir deles, os filósofos, amparando-se na doutrina elementar, criaram e desenvolveram esta ciência”.
 

Aristóteles, freqüentemente citado nos textos alquímicos, indicava que: os quatro elementos se relacionam em virtude de suas propriedades, tais como o calor e o frio, a secura e a umidade:

 

Calor + Secura = Fogo
Calor + Umidade = Ar
Frio + Secura = Terra
Frio + Umidade = Água

                                   

                                                      

Embora os filósofos gregos ensinassem que o princípio de todas as coisas era a água, conforme Tales, ou o Ar, como dizia Anaximandro ou o Ar e a Água, como afirmava Xenófanes, ou os quatro elementos , Terra, Água, Ar e Fogo, como propugnava a escola de Hipócrates, o pensamento grego tendeu a marcar as profundas distinções que desembocaram na teoria dos quatro elementos , dos quatro  humores do corpo humano, etc., que mantiveram os discípulos de Aristóteles. 

As teorias de Hipócrates incorporavam aspectos de anatomia, fisiologia e temperamento. Ele postulava que o temperamento surgiu de variadas misturas dos quatro  humores (terra, água, fogo e ar), que respondiam por medos (phobos), vergonha e pesar (lype), prazer (hedone), e as paixões em geral. A propósito, uma lista semelhante de  elementos foi apresentada pelos sábios da China e Japão: fogo, água, madeira, metal e terra.

 
A teoria dos elementos  e a idéia oriental da transmutação dos quatro elementos  se sincretizaram em Alexandria, sendo desenvolvidas posteriormente pelos alquimistas árabes Jabir (Geber), Razi (Rhasis) e Ibn Sina (Avicena).

 

                                                                                                         

A astrologia é a leitura da linguagem simbólica da energia criadora que se manifesta na natureza. Os quatro elementos, representam diferentes formas de expressão dessa energia e são os construtores invisíveis das estruturas da vida. Cada um dos quatro elementos é representado por três signos, formando assim quatro   trígonos. Utilizar a magia dos quatro elementos  é, simplesmente, seguir as leis e os acessórios fornecidos pela Mãe-Terra…Na natureza não existem só   elementos  puros. Isso quebra a visão de que tudo tem que ser exatamente como relacionado na tabelinha e  na prática vemos que não é por aí.

 

Cada elemento é, portanto, um tipo básico de consciência ou atividade que opera em cada indivíduo. Cada pessoa responde a essa influência de um modo particular, conforme o modelo básico que corresponde ao seu mapa de nascimento. O balanço dos elementos permite identificar se essas quatro  forças do universo estão equilibradas ou desbalanceadas na psique das pessoas.

 

O elemento água traz a sensibilidade, a emotividade e a empatia.

 

O elemento terra traz a estabilidade, a praticidade e o contato com a realidade.

 

 O elemento fogo traz a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade.

 

O elemento ar traz o pensamento racional, a intelectualidade e a sociabilidade.

 

Para exemplificar um balanço de  elementos vamos entender o que acontece com uma pessoa que possui muitos planetas em signos de fogo. Isso implica que essa pessoa possui um desequilíbrio dos elementos devido ao excesso de fogo. O excesso de fogo dá a capacidade de empreender e arriscar, sem pensar nas conseqüências. Ao mesmo tempo, a pessoa é franca, às vezes grosseira, objetiva e não tem paciência para esperar, quer ser a primeira a saber e a fazer. São indivíduos alegres, divertidos e barulhentos. Preocupam-se em agradar o próprio ego. E isso traz conseqüências para a formação psíquica dessa pessoa, fazendo com que ela tenha um excesso de energia vital que traz exageros na auto-confiança, no entusiasmo e na individualidade, podendo ser uma pessoa egoísta, vaidosa, egocêntrica, sem tato, extravagante e auto-indulgente. O excesso desse elemento unido ao elemento ar, causa cegueira e arrogância intelectual. A pessoa por impaciência perde o foco de seus estudos e não consegue concentrar-se em atividades que requeiram debates ou diálogos sobre assuntos que envolvem o contexto social. Buscam a diversidade de assuntos sem aprofundamento, são dispersos, faltando conteúdo que dê embasamento a suas afirmações. Normalmente, possuem dificuldade para explicar seus posicionamentos e irritam-se quando questionados.

 

SIGNOS DE FOGO: ARIES   – LEÃO – SAGITÁRIO

SIGNOS DE TERRA: TOURO – VIRGEM – CAPRICORNIO

SIGNOS DE AR: GÊMEOS – LIBRA – AQUÁRIO

SIGNOS DE ÁGUA: CÂNCER – ESCORPIÃO – PEIXES

 

 

 

A influência da Lua em nossa vida diária

http://www.girafamania.com.br/primitiva/astrologia-lua.htm

 

- A madeira, cortada depois da Lua cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para trabalhos de carpinteiro e marceneiro;

 

 – Convém plantar, nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua nova até o dia da Lua cheia, aquilo que dá fruto acima da terra e, na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua cheia até o dia da Lua nova, plantar aquilo que dá fruto debaixo da terra, como também cortar árvores;

 

  – Pessoas fracas e doentes sentem a influência da Lua; insônia, cansaço, dores, erupções, inchações são mais fortes e mais extensos depois da Lua nova, ao passo que, relativamente, são menos fortes e menos extensos na quinzena minguante;

 

– Para destruir plantas nocivas, o melhor tempo é quando a Lua está em Áries, Gêmeos, Leão, Virgem, Sagitário ou Aquário;

 
– Querendo, porém, colher sementes, devem elas ser plantadas entre o quarto crescente e a Lua cheia, achando-se a Lua no mesmo signo (Libra);

 
– As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua cheia, e de preferência pela madrugada;

 
– As plantações de frutas e outros alimentos devem ser feitas quando a Lua estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes e no segundo ou terceiro dia antes da Lua cheia.

 

 

Pesquisa:

 

http://blog.opovo.com.br/astrologia/page/4/, por Jane Melo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:18


1 comentário

Sem imagem de perfil

De aluisio a 28.04.2010 às 23:55

Querida amiga.

Hoje a minha visita é para agradecer.
Nestes dias que celebro a minha vida,
tenho certeza de que a mesma
não teria o brilho de hoje,
se não fossem os amigos e amigas
que a tornam valiosa
mesmo que distantes.

A ti gostaria de dizer obrigado:
Obrigado pelas visitas ao meu blog.
Obrigado pelas palavras semeadas.
Obrigado por sentir os meus textos
com os olhos do coração.

Sou eternamente grato a vida,
por mais estes presentes
que de modo gentil
deixas em minha vida,
fazendo de mim uma pessoa melhor,
e pleno de felicidade.

Lindos dias de vida para ti.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2007
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2006
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2005
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D

subscrever feeds