De Zeca a 29.11.2008 às 18:00
Amiga de tantos anos!
Parabens pelo corajoso toque numa ferida que muitos teimam em ignorar, esconder, fingir que não existe.
Confesso que não havia pensado nisso, não havia ligado os fatos, estava como os demais, ignorando essa ferida que prejudica uma ampla região habitada por um povo raçudo e valente.
Enquanto nos preocupamos (com toda a razão, por sinal) com as mazelas provocadas pela natureza no igualmente valente estado de Santa Catarina, não nos damos conta da perene situação de desamparo de milhares de pessoas sitiadas e segregadas também pela natureza, através da seca.
E no nordeste o problema se arrasta há séculos!
Assim como em Santa Catarina, que nos comove com o bombrdeio diário das imagens e das notícias, quando a mídia se voltar para outra tragédia, os desabrigados serão também esquecidos e entregues à sua força na reconstrução das suas vidas. Exatamente como estão os nordestinos, entregues à própria sorte.
Teria tanto mais a dizer, mas esqueço que não é este o espaço mais adequado para isso.
Este espaço é para comentar o seu texto e o tanto que ele - tão bem construído - me comoveu, me tocou, me provocou.
Parabéns!
Deixo beijos e cvarinho.
Você, como sempre, apaixonante, Zeca. Chega de mansinho, e sai nos deixando um cabedal de idéias que fico tonta quando tento dimensionar.
O problema da seca no Nordeste remonta a história do Brasil. Todos sabemos disso, mas os governos anteriores e o atual não soluciona o problema porque a industria da seca enriquece políticos e não políticos às custas do sofrimento alheio. Infelizmente, isso também poderá acontecerá em Santa Catarina, se o os políticos de lá perceberem que tragédias dessa magnitude serão sazonais, e que estas permitem que os governos do estado e municipio recebam muito dinheiro para RECONSTRUIR o que foi destruido. Faço votos de que o povo esteja unido e reverta essa tendência pois, do contrário, serão, eternamente, o Sul do excesso, e o Nordeste, historicamente, da escassez.
Importante mesmo é que haja respeito à tragédia regional que envolve os dois estados, e que o sofrimento das pessoas seja também respeitado e compreendido. Não temos forças para conter a ação da natureza em se tratando da seca e das enchentes, mas podemos unir todo o Brasil para reclamar AÇÃO, TRABALHO E VONTADE POLÍTICA PARA RESOLVER ESSES PROBLEMAS.
O que não podemos é nos calar, nos tornar indiferentes, preconceituar, quando a venda nos olhos nos impede de ver e perceber que somos todos um nesse país de nome Brasil.
BeijUivoooooooooosssssssss pra você, meu querido, e obrigada pela suia visita.